4 de setembro de 2012

1º ANO - ENSINO MÉDIO NOTURNO


PLANETA TERRA - FUNÇÕES INORGÂNICAS

ATIVIDADES

  1. Assistir ao vídeo proposto;
  2. Após o término do vídeo realização de debate em sala de aula.
  3. Atividade avaliativa individual.
  4. Qual a composição química da atmosfera terrestre.
  5. Não esqueça de inserir seu nome, número e série.

Parte 01

Parte 02


Att. Prof. Rodrigo Wenceslau

10 comentários:

  1. - Os gases da atmosfera impedem a passagem de cerca de dois terços das radiações solares, fazendo que raios em excesso e nocivos, não cheguem à superfície terrestre.

    - Não deixa a terra ser atingida por fragmentos de astros desintegrados.

    -Todo o calor incidido no planeta durante o dia é conservado pela atmosfera, para que durante a noite o planeta continue aquecido.(Permite a vida durante a noite).

    -O efeito estufa pode ser dito como a principal função da atmosfera para haver qualquer tipo de vida que se conhece em nosso planeta. O efeito estufa é o nome dado à capacidade que a atmosfera tem de manter as temperaturas estáveis em nosso planeta. Sem este efeito as temperaturas teriam amplitudes térmicas enormes diárias e assim não haveria o desenvolvimento de qualquer tipo de vida em nosso planeta.



    marcos 1 ano c

    ResponderExcluir
  2. Emerson e Andréia número:13,03 noturno 1 c17 de setembro de 2012 às 22:57

    alunos: Emerson e Andréia
    13,03


    A atmosfera possui três camadas que atuam de modo diferente na propagação das ondas de rádio através dela. Essa camadas são a Troposfera, que é a camada mais baixa da atmosfera, a Estratosfera, que é a camada intermediária e a Ionosfera, que vai até o fim da atmosfera.

    Ao atravessar a troposfera a onda de rádio refrata (muda de forma ou direção) a medida que aumenta de altitude. Isto se deve ao aumento de velocidade em decorrência da atenuação dos gases a medida em que vai se afastando da Terra.

    Quando atravessa a Estratosfera, a onda não sofre nada, pois não existe gases o suficiente para refração.

    Quando chega na Ionosfera, a onda de rádio pode sofrer diversos fenômenos dependendo das atividades elétricas que ocorrem neste lugar. Os fenômenos mais comuns são os de reflexão.

    ResponderExcluir
  3. A ATMOSFERA É a camada de gases que envolve a Terra. Está em constante contato com a litosfera e é atraído pela forca de gravidade do planeta. É formado por gases como nitrogênio (78%) e oxigênio (21%) entre outros gazes.

    Para efeito de estudo, a atmosfera pode ser dividida em três camadas:

    - Troposfera: Camada em contato com a crosta, formada por gases pesados como o oxigênio; Estende-se até 12 km de altitude.

    - Estratosfera: Com espessura entre 12 e 80 km de altitude; A aproximadamente de 50 km esta a camada de ozônio, responsável pela retenção dos raios ultravioletas emitidos pelo sol e prejudicais as espécies da Terra.

    - Ionosfera: Além de 80 km, formada por gases ionizados.

    A atmosfera terrestre é composta principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio. Os gases restantes são muitas vezes referidos como gases traços , entre os quais estão incluídos os gases do efeito estufa, como vapor de água, o dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e o ozônio. O ar filtrado pode conter vestígios de muitos outros compostos químicos. Muitas substâncias naturais podem estar presente em quantidades ínfimas em uma amostra de ar não purificada, incluindo poeira, pólen e esporos, gotículas de água líquida, cinzas vulcânicas e meteoroides. Vários poluentes industriais também podem estar presentes, tais como o cloro (elementar ou em compostos), compostos de flúor, mercúrio elementar e compostos de enxofre, tais como dióxido de enxofre (SO2, que pode causar a chuva ácida).

    Alunas:Tainá M.Marques (42) , Elizabete C.Peixoto (11)

    ResponderExcluir
  4. Uma atmosfera (do grego antigo: ἀτμός, vapor, ar, e σφαῖρα, esfera) é uma camada de gases que envolve (nem em todos os casos) um corpo material com massa suficiente.[1] Os gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo se a gravidade for alta e a temperatura da atmosfera for baixa. Alguns planetas consistem principalmente de vários gases e portanto têm atmosferas muito profundas (um exemplo seria os planetas gasosos).

    O termo atmosfera estelar é usada para designar as regiões externas de uma estrela e normalmente inclui a porção entre a fotosfera opaca e o começo do espaço sideral. Estrelas com temperaturas relativamente baixas podem formar compostos moleculares em suas atmosferas externas. A atmosfera terrestre protege os organismos vivos dos raios ultravioleta e também serve como um estoque, fazendo com que o gás oxigênio não escape.


    Gediel De Souza 1º ano

    ResponderExcluir
  5. A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases presa à Terra pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera, e que existe também em outros planetas do sistema solar dotados de atmosfera.

    O ar seco contém, em volume, cerca de 78,09% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0,93% de argônio, 0,039% de gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases. O ar contém uma quantidade variável de vapor de água, em média 1%.

    A atmosfera tem uma massa de aproximadamente 5 x 1018 kg, sendo que três quartos dessa massa estão situados nos primeiros 11 km desde a superfície. A atmosfera terrestre se torna cada vez mais tênue conforme se aumenta a altitude, e não há um limite definido entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior. Apenas em altitudes inferiores a 120 km a atmosfera terrestre passa a ser bem percebida durante a reentrada atmosférica de um ônibus espacial, por exemplo. A linha Kármán, a 100 km de altitude, é considerada frequentemente como o limite entre atmosfera e o espaço exterior.

    cristovao 1º ano

    ResponderExcluir
  6. Nitrogênio
    Oxigênio
    Argônio
    Dióxido de carbono
    Neônio
    Hélio
    Metano
    Criptônio
    Hidrogênio
    Óxido nitroso
    Monóxido de carbono
    Xenônio
    Ozônio
    Dióxido de nitrogênio
    Iodo
    Amônio

    ResponderExcluir
  7. nome:Rogério
    série:1 ano c n39

    A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases presa à Terra pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera, e que existe também em outros planetas do sistema solar dotados de atmosfera.

    ResponderExcluir
  8. nome:fernanda n15,e maria n29 série:1 ano c A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases presa à Terra pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera, e que existe também em outros planetas do sistema solar dotados de atmosfera.A atmosfera terrestre é composta principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio. Os gases restantes são muitas vezes referidos como gases traços [1], entre os quais estão incluídos os gases do efeito estufa, como vapor de água, o dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e o ozônio. O ar filtrado pode conter vestígios de muitos outros compostos químicos. Muitas substâncias naturais podem estar presente em quantidades ínfimas em uma amostra de ar não purificada, incluindo poeira, pólen e esporos, gotículas de água líquida, cinzas vulcânicas e meteoroides. Vários poluentes industriais também podem estar presentes, tais como o cloro (elementar ou em compostos), compostos de flúor, mercúrio elementar e compostos de enxofre, tais como dióxido de enxofre (SO2, que pode causar a chuva ácida).

    ResponderExcluir
  9. Troposfera

    É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.
    As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura.

    Estratosfera

    Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.

    Mesosfera

    Esta camada tem início no final da estratosfera e vai até 80 km acima do solo. A temperatura na mesosfera varia entre –10°C até –100°C . A temperatura é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Nesta camada ocorre o fenômeno da aeroluminescência.

    Termosfera

    Tem início no final da mesosfera e vai até 500 km do solo. É a camada atmosférica mais extensa. É uma camada que atinge altas temperaturas, pois nela há oxigênio atômico, gás que absorve a energia solar em grande quantidade. As temperaturas na termosfera podem atingir os 1.000°C.

    Exosfera

    É a camada que antecede o espaço sideral. Vai do final da termosfera até 800 km do solo. Nesta camada as partículas se desprendem da gravidade do planeta Terra. As temperaturas podem atingir 1.000°C. É formada basicamente por metade de gás hélio e metade de hidrogênio.
    Na exosfera ocorre o fenômeno da aurora boreal e também permanecem os satélites de transmissão de informações e também telescópios espaciais

    Alunos: Lukas Henrique n* 50/Jeferson Patrick
    1 Ano c

    ResponderExcluir
  10. É formado por gases como nitrogênio (78%) e oxigênio (21%) entre outros gazes.

    Para efeito de estudo, a atmosfera pode ser dividida em três camadas:

    - Troposfera: Camada em contato com a crosta, formada por gases pesados como o oxigênio; Estende-se até 12 km de altitude.

    - Estratosfera: Com espessura entre 12 e 80 km de altitude; A aproximadamente de 50 km esta a camada de ozônio, responsável pela retenção dos raios ultravioletas emitidos pelo sol e prejudicais as espécies da Terra.

    - Ionosfera: Além de 80 km, formada por gases ionizados.aluno;joão paulo n;23 1;ano noturno

    ResponderExcluir