1º ANO - ENSINO MÉDIO NOTURNO
PLANETA TERRA - FUNÇÕES INORGÂNICAS
ATIVIDADES
- Assistir ao vídeo proposto;
- Após o término do vídeo realização de debate em sala de aula.
- Atividade avaliativa individual.
- Qual a composição química da atmosfera terrestre.
- Não esqueça de inserir seu nome, número e série.
Parte 01
Parte 02
Att. Prof. Rodrigo Wenceslau
- Os gases da atmosfera impedem a passagem de cerca de dois terços das radiações solares, fazendo que raios em excesso e nocivos, não cheguem à superfície terrestre.
ResponderExcluir- Não deixa a terra ser atingida por fragmentos de astros desintegrados.
-Todo o calor incidido no planeta durante o dia é conservado pela atmosfera, para que durante a noite o planeta continue aquecido.(Permite a vida durante a noite).
-O efeito estufa pode ser dito como a principal função da atmosfera para haver qualquer tipo de vida que se conhece em nosso planeta. O efeito estufa é o nome dado à capacidade que a atmosfera tem de manter as temperaturas estáveis em nosso planeta. Sem este efeito as temperaturas teriam amplitudes térmicas enormes diárias e assim não haveria o desenvolvimento de qualquer tipo de vida em nosso planeta.
marcos 1 ano c
alunos: Emerson e Andréia
ResponderExcluir13,03
A atmosfera possui três camadas que atuam de modo diferente na propagação das ondas de rádio através dela. Essa camadas são a Troposfera, que é a camada mais baixa da atmosfera, a Estratosfera, que é a camada intermediária e a Ionosfera, que vai até o fim da atmosfera.
Ao atravessar a troposfera a onda de rádio refrata (muda de forma ou direção) a medida que aumenta de altitude. Isto se deve ao aumento de velocidade em decorrência da atenuação dos gases a medida em que vai se afastando da Terra.
Quando atravessa a Estratosfera, a onda não sofre nada, pois não existe gases o suficiente para refração.
Quando chega na Ionosfera, a onda de rádio pode sofrer diversos fenômenos dependendo das atividades elétricas que ocorrem neste lugar. Os fenômenos mais comuns são os de reflexão.
A ATMOSFERA É a camada de gases que envolve a Terra. Está em constante contato com a litosfera e é atraído pela forca de gravidade do planeta. É formado por gases como nitrogênio (78%) e oxigênio (21%) entre outros gazes.
ResponderExcluirPara efeito de estudo, a atmosfera pode ser dividida em três camadas:
- Troposfera: Camada em contato com a crosta, formada por gases pesados como o oxigênio; Estende-se até 12 km de altitude.
- Estratosfera: Com espessura entre 12 e 80 km de altitude; A aproximadamente de 50 km esta a camada de ozônio, responsável pela retenção dos raios ultravioletas emitidos pelo sol e prejudicais as espécies da Terra.
- Ionosfera: Além de 80 km, formada por gases ionizados.
A atmosfera terrestre é composta principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio. Os gases restantes são muitas vezes referidos como gases traços , entre os quais estão incluídos os gases do efeito estufa, como vapor de água, o dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e o ozônio. O ar filtrado pode conter vestígios de muitos outros compostos químicos. Muitas substâncias naturais podem estar presente em quantidades ínfimas em uma amostra de ar não purificada, incluindo poeira, pólen e esporos, gotículas de água líquida, cinzas vulcânicas e meteoroides. Vários poluentes industriais também podem estar presentes, tais como o cloro (elementar ou em compostos), compostos de flúor, mercúrio elementar e compostos de enxofre, tais como dióxido de enxofre (SO2, que pode causar a chuva ácida).
Alunas:Tainá M.Marques (42) , Elizabete C.Peixoto (11)
Uma atmosfera (do grego antigo: ἀτμός, vapor, ar, e σφαῖρα, esfera) é uma camada de gases que envolve (nem em todos os casos) um corpo material com massa suficiente.[1] Os gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo se a gravidade for alta e a temperatura da atmosfera for baixa. Alguns planetas consistem principalmente de vários gases e portanto têm atmosferas muito profundas (um exemplo seria os planetas gasosos).
ResponderExcluirO termo atmosfera estelar é usada para designar as regiões externas de uma estrela e normalmente inclui a porção entre a fotosfera opaca e o começo do espaço sideral. Estrelas com temperaturas relativamente baixas podem formar compostos moleculares em suas atmosferas externas. A atmosfera terrestre protege os organismos vivos dos raios ultravioleta e também serve como um estoque, fazendo com que o gás oxigênio não escape.
Gediel De Souza 1º ano
A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases presa à Terra pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera, e que existe também em outros planetas do sistema solar dotados de atmosfera.
ResponderExcluirO ar seco contém, em volume, cerca de 78,09% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0,93% de argônio, 0,039% de gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases. O ar contém uma quantidade variável de vapor de água, em média 1%.
A atmosfera tem uma massa de aproximadamente 5 x 1018 kg, sendo que três quartos dessa massa estão situados nos primeiros 11 km desde a superfície. A atmosfera terrestre se torna cada vez mais tênue conforme se aumenta a altitude, e não há um limite definido entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior. Apenas em altitudes inferiores a 120 km a atmosfera terrestre passa a ser bem percebida durante a reentrada atmosférica de um ônibus espacial, por exemplo. A linha Kármán, a 100 km de altitude, é considerada frequentemente como o limite entre atmosfera e o espaço exterior.
cristovao 1º ano
Nitrogênio
ResponderExcluirOxigênio
Argônio
Dióxido de carbono
Neônio
Hélio
Metano
Criptônio
Hidrogênio
Óxido nitroso
Monóxido de carbono
Xenônio
Ozônio
Dióxido de nitrogênio
Iodo
Amônio
nome:Rogério
ResponderExcluirsérie:1 ano c n39
A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases presa à Terra pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera, e que existe também em outros planetas do sistema solar dotados de atmosfera.
nome:fernanda n15,e maria n29 série:1 ano c A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases presa à Terra pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera, e que existe também em outros planetas do sistema solar dotados de atmosfera.A atmosfera terrestre é composta principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio. Os gases restantes são muitas vezes referidos como gases traços [1], entre os quais estão incluídos os gases do efeito estufa, como vapor de água, o dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e o ozônio. O ar filtrado pode conter vestígios de muitos outros compostos químicos. Muitas substâncias naturais podem estar presente em quantidades ínfimas em uma amostra de ar não purificada, incluindo poeira, pólen e esporos, gotículas de água líquida, cinzas vulcânicas e meteoroides. Vários poluentes industriais também podem estar presentes, tais como o cloro (elementar ou em compostos), compostos de flúor, mercúrio elementar e compostos de enxofre, tais como dióxido de enxofre (SO2, que pode causar a chuva ácida).
ResponderExcluirTroposfera
ResponderExcluirÉ a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.
As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura.
Estratosfera
Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.
Mesosfera
Esta camada tem início no final da estratosfera e vai até 80 km acima do solo. A temperatura na mesosfera varia entre –10°C até –100°C . A temperatura é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Nesta camada ocorre o fenômeno da aeroluminescência.
Termosfera
Tem início no final da mesosfera e vai até 500 km do solo. É a camada atmosférica mais extensa. É uma camada que atinge altas temperaturas, pois nela há oxigênio atômico, gás que absorve a energia solar em grande quantidade. As temperaturas na termosfera podem atingir os 1.000°C.
Exosfera
É a camada que antecede o espaço sideral. Vai do final da termosfera até 800 km do solo. Nesta camada as partículas se desprendem da gravidade do planeta Terra. As temperaturas podem atingir 1.000°C. É formada basicamente por metade de gás hélio e metade de hidrogênio.
Na exosfera ocorre o fenômeno da aurora boreal e também permanecem os satélites de transmissão de informações e também telescópios espaciais
Alunos: Lukas Henrique n* 50/Jeferson Patrick
1 Ano c
É formado por gases como nitrogênio (78%) e oxigênio (21%) entre outros gazes.
ResponderExcluirPara efeito de estudo, a atmosfera pode ser dividida em três camadas:
- Troposfera: Camada em contato com a crosta, formada por gases pesados como o oxigênio; Estende-se até 12 km de altitude.
- Estratosfera: Com espessura entre 12 e 80 km de altitude; A aproximadamente de 50 km esta a camada de ozônio, responsável pela retenção dos raios ultravioletas emitidos pelo sol e prejudicais as espécies da Terra.
- Ionosfera: Além de 80 km, formada por gases ionizados.aluno;joão paulo n;23 1;ano noturno